Público, 25.09.2008, Ana Rute Silva

A Fortaleza de Peniche vai transformar-se numa Pousada de Portugal e deverá abrir portas até 2013. Com um investimento previsto de dez a 15 milhões de euros, a nova unidade deve, segundo António Correia, presidente da câmara, compatibilizar a função hoteleira com a “preservação da memória da prisão política”.

“Esta pousada será diferente. O que a diferencia é que será construída num local que é visitado por milhares de pessoas à procura da memória do que ali se passou”, disse o autarca à Lusa.
A par da Fortaleza de Peniche, o Convento de Santa Clara em Vila do Conde e o antigo sanatório da serra da Estrela, na Covilhã, também serão transformados em pousadas, ao abrigo de um contrato que será assinado hoje pelo Turismo de Portugal, grupo Pestana Pousadas (que explora desde 2003 as Pousadas de Portugal), Enatur (Empresa Nacional do Turismo) e a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças. O Turismo de Portugal espera obter financiamento para converter as unidades através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e aponta 2013 para abertura das pousadas. “Agora que entrou em vigor o QREN podemos voltar a esse assunto”, disse à Lusa Luís Patrão, sublinhando que, apesar de os projectos estarem sujeitos a candidaturas, “a expectativa é que haja financiamento”.
No contrato que será assinado está também incluída a internacionalização da marca Pousadas de Portugal. Actualmente, o Pestana Convento do Carmo Hotel, em Salvador da Baía, no Brasil, é a única unidade instalada fora do território nacional.

Uma resposta to “Fortaleza de Peniche vai ser transformada em pousada”


  1. A sede da PIDE em Lisboa já era uma vergonha. Mas o Forte de Peniche???!!! Alguém os devia proibir. É de demasiado mau-gosto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s