Fernanda Paraíso é licenciada em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, mestre em Planeamento Urbano pela Columbia University de Nova Iorque e frequentou o curso de cinema da School of Continuing and Professional Studies da New York University

Trabalhou como arquitecta em vários ateliers em Nova Iorque e em Portugal e actualmente exerce a profissão em regime livre. 

Foi Art Director e Cenógrafa em vários filmes portugueses e estrangeiros e, de 1998 a 2000, Assistente da cadeira de Projecto do 4º ano do curso de Arquitectura da Universidade Moderna, em Lisboa.

Recentemente dedicou-se à escrita de argumentos cinematográficos e foi durante a pesquisa para o argumento de um filme sobre o campo de concentração do Tarrafal que conheceu os cinco sobreviventes e lhes dedicou o documentário Há 70 anos, o Tarrafal: os últimos sobreviventes, estreado na RTP2, a 29 de Outubro de 2007. A pesquisa documental que realizou e usará como fonte para as suas contribuições neste blog, incidiu particularmente sobre o período decorrido entre o 28 de Maio de 1926 e a primeira leva de presos políticos, em 1936.