Jornalista profissional desde Fevereiro de 1968, Daniel Ricardo (carteira profissional n.° 78) é, actualmente, editor-executivo da revista “Visão”.
Iniciou a carreira, no jornal “A Capital”, onde viria a desempenhar funções de chefia. Entretanto, trabalhou, como repórter, nas revistas “Flama” e “O Século Ilustrado”. Depois, foi chefe de Redaccão do “Diário de Notícias”, editor de “O Diário” e, desde 1981, chefe de Redacção e director-adjunto do “Se7e”e editor-chefe de O Jornal, qualidade em que também coordenou “O Jornal Ilustrado”.
Professor de Jornalismo desde 1978, nomeadamente no Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), é autor de “Manual do Jornalista” (Ed. O Jornal, 1989) e de “Ainda Bem que Me Pergunta – Manual de Escrita Jornalística” (Ed. Editorial Notícias, 2003), dos livros de Estilo de “O Diário”, “O Jornal” e “Visão”, bem como, em co-autoria, com José Jorge Letria, de “O Jornalismo Explicado aos Jovens e aos Outros” (Ed. Terramar, 2003).
Integra o júri dos prémios Gazeta de Jornalismo, do Clube de Jornalistas, e é membro do Secretariado da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas, do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas, presidente do Conselho Fiscal do Clube de Jornalistas, e membro do Conselho Editorial do programa Clube de Jornalistas, na RTP 2 bem como da Comissão Técnico-Pedagógica do Cenjor.

Anúncios