Continuamos a publicação de cópias que nos foram enviadas, de algumas mensagens endereçadas à GEF, empresa imobiliária responsável pelo prédio da R.António Maria Cardoso. Escreva também para gef[arroba]gef.pt e envie-nos cópia para o email deste blogue: caminhosdamemoria[arroba]gmail.com.

 
Ex.mos Senhores,

Indignação é a primeira mas infíma palavra para o que sinto e penso.
Se o esquecimento é inadmissível, a sobranceria e a brutalidade implícitas na localização actual da placa fazem-me pensar que o vocabulário escasseia para qualificar a situação.
Não se pode permitir que a placa que um “grupo de cidadãos” mandou fazer seja assim retirada e assim colocada!
É preciso dar a conhecer o que se passou!
O mínimo que podem fazer, para já, é recolocá-la no local de onde a tiraram
Luísa Tiago de Oliveira

 
Exmos senhores:

Acabo de deixar no endereço que abaixo refiro uma carta aberta que vos é dirigida, de que extraio apenas algumas poucas palavras que vos envio neste mail. Escrevi-a com indignação pelo acontecido, sob a vossa responsabilidade, num espaço simbólico da memória recente do nosso País. Sendo embora pesada a sua história, deve ser recordada. O Paço do Duque foi erguido sobre escombros da ditadura. Os quatro jovens mencionados na placa nunca chegaram a saber o que era viver em Democracia. Foram muitos milhares os portugueses que ali foram interrogados e torturados, que permaneceram noites e noites submetidos a espancamentos e a torturas. Alguns deles ainda se emocionam quando passam naquele local. Estou entre esses. Não evoco o meu passado de resistente anti-fascista para reclamar a reposição imediata da placa em lugar condigno, ou para reclamar a edificação de um memorial. Mas lembro-me daqueles que já partiram e penso que a sua memória assim o exige. E exige respeito. Respeito que passa, também, pelo recato, pela discrição: a empresa imobiliária do “Paço do Duque” devia ter tido o bom senso do recato na publicidade que faz dos apartamentos de luxo. Não teve. Devia, ao menos, respeitar o compromisso assumido com o NAM e colocar a placa em sítio visível. Vamos esperar.
P.S. O endereço referido é este
Com cumprimentos
Maria Helena Pato

Advertisements