O longo caminho junto à muralha que dava para o Tejo e virada para Lisboa era sítio preferido pela miudagem nas suas formas próprias de entreter o tempo e inventar aventuras. O baixo casario em fieira corrida concedia um amplo espaço em terra e erva brava para todas as guerras de índios e futeboladas em que cada um se sentia o José Augusto ou o Faia. Para mais, um moinho antigo mas conservado estava ali prontinho para inspirar fantasias quixotescas. Vinha-se em bando deste a Igreja da Senhora do Rosário e só se parava depois de passar a Igreja Matriz no Arco Casal e então era tempo de pausa a olhar o cais sempre cheio de enormes barcos a despejar minérios para as fábricas da CUF e a levar sacos e mais sacos de adubos para fertilizar campos e até roças coloniais. Uma estirada pela marginal do Barreiro dava e sobrava para se chegar ao fim com vontade de ir para casa matar sedes e afagar o estômago. O dia já estava ganho. Seguir mais adiante, mesmo quando vontade sobrava, raramente calhava. Depois de se estar cheio de água do Tejo por dentro dos olhos e as botas escalavradas recheadas de pés doridos a pedirem descanso, ali na fronteira entre a vila e a Fábrica, pouca vontade havia de entrar na zona negra de pó e fumo. Mas uma vez ou outra, em que os ímpetos estavam mais afoitos e com pouca vontade de desmanchar a tribo, lá íamos pela estrada incrustada dentro da Fábrica até ao Bairro Operário disputar território a outras maltas. No nosso maniqueísmo tribal, a marginal era nossa, a malta do Barreirense, enquanto a garotada do Bairro Operário só podia estar enfeudada ao rival Desportivo da CUF. Nós éramos vermelhos e bons, os outros eram verdes e não valiam um caracol. Não tinha mais nada que se saber.
A estrada que retalhava a Fábrica era atravessada, a meio, por uma linha férrea de via reduzida por onde se levavam e traziam produtos entre o armazém e o cais. O movimento de comboios de mercadorias era constante pelo que a incursão tinha o aliciante suplementar de nos encher os olhos com o mistério que vinha à mistura com o vapor das locomotivas. Passada a linha férrea, erguia-se, num dos lados e integrando as instalações da CUF, um enorme quartel da GNR com sentinelas diligentes e espingardas a tiracolo. Demorou tempo até entendermos o que fazia aquele enorme Quartel metido dentro de uma Fábrica. Se ali se trabalhava, os guardas vigiariam os fumos e os adubos? Se a população vivia dos dois lados da Fábrica, e, em princípio, seria aí que os meliantes fariam das suas, porque raio os gnrs se encafuavam no meio dos sacos de adubo? Era a idade da inocência. Faltava-nos saber que, ali na Fábrica, a malta enfarruscada que punha a Fábrica a deitar fumo, uma vez por outra, também fazia greve. E isso era, no tempo, uma coisa tão grave e tão criminosa que se tratava primeiro à coronhada, depois em arrastos, por levas, para os cabecilhas serem entregues à PIDE.
Quando me explicaram a razão porque havia um Quartel plantado no meio da Fábrica e passei a notícia aos da minha tribo, todo o bando ganhou respeito pelos nossos adversários do Bairro Operário. Decidimos que não era justo afrontá-los mais. Bastavam e sobravam os olhares aterrorizadores dos gajos da espingarda ao ombro. Claro que não podíamos ficar com a fama de cobardolas e a justificação que demos para nós próprios foi que afinal a rapaziada do Bairro Operário também era adepta do Barreirense. Ora a malta do mesmo Clube não anda à batatada uns aos outros. Ou não deve. E nós começávamos a aprender essas coisas dos deveres.
(*) Terá sido caso único nas fábricas portuguesas. Quando das greves na CUF do Barreiro da década de 40, a então vila fabril passou a ser ocupada militarmente pela GNR, situação que se manteve até 1974. E um quartel daquela força militarizada foi instalado dentro das próprias instalações da empresa. Inclusive, os militares da GNR tomavam as suas refeições na cantina da CUF, num turno próprio e antes dos empregados e operários da fábrica.
[Texto revisto de um post publicado no blogue Agua Lisa]
Biografia de João Tunes
Quarta-feira, 27.Maio.2009 at 02:05:45
Excelente crónica de João Tunes, contando as histórias vivas, de que a História é feita, lembrando os combates dos Barreirenses de nascimento ou opção, que se manifestavam nas ruas, protestavam nas fábricas, reivindicavam nas oficinas, elevavam o conhecimento nas colectividades, aprendiam o espírito democrático nos movimentos políticos, pugnavam contra o obscurantismo nas escolas, reagiam à intolerância nas igrejas. Lembra que os nossos avós, pais ou mães, tios, parentes, e alguns de nós, tiveram uma vida difícil. Com mais esta dádiva escrita João Tunes dá-nos a conhecer a integridade, a verticalidade, a honradez, a coerência, a coragem de gente anónima, de quem a narrativa ficcional recupera com propugnada autenticidade, as afrontas, os sonhos, as emoções, os sentimentos. Já gravei as suas palavras.
Quinta-feira, 28.Maio.2009 at 01:05:33
Mais que o elogio que o ego me manda agradecer, o mais gratificante no seu comentário é o afago recebido ao meu bairrismo barreirense (sou um transmontano de nascimento mas foi o Barreiro que me formou como criança, jovem e adulto). Vivendo fora do Barreiro há muitos, muitos anos, lá voltando muito rara e espaçadamente, é sempre com uma enorme emoção que, quando calha, lhe volto a pisar as ruas a olho os lugares, procurando rostos conhecidos mas que, pela erosão do tempo, raramente reencontro. E, então, essas sortidas à terra que me fez criança, adolescente e homem, essa terra onde sei que ficaram as minhas raízes, terminam sempre num acesso de timidez triste vinda de uma nostalgia insuportável e zarpo o mais depressa que posso.
Não há rosas sem espinhos. Como não há terras só de gente boa e terras só de gente má. Há o Barreiro que falou e de que eu gosto de falar, mas há a sua antítese. E o comentador generoso deve sabê-lo tão bem, ou melhor, quanto eu. Silva Pais, o último director da PIDE, era barreirense de nascimento. Homero de Matos, outro director da PIDE, foi durante vários anos comandante da GNR no Barreiro. Se barreirenses eram os resistentes valentes contra o fascismo, barreirenses eram também muitos legionários e bufos que permitiam ao fascismo controlar os ímpetos emancipadores.
Agradecido e emocionado, cumprimento-o patriciamente.